Infeliz ou preocupado? Um dos motivos pode ser como você dorme

Inscreva-se na série de boletins informativos Sleep, But Better da CNN. Nosso guia em sete partes traz dicas úteis para dormir melhor.



CNN

nao recebeu Não dormir o suficiente ou dormir mal Isso pode afetar você muito Humor e saúde mentalUm novo estudo analisa 50 anos de pesquisa.

“Descobrimos que todos os tipos de perda de sono – perda total de sono, perda parcial de sono e fragmentação do sono – resultaram em mudanças emocionais. O efeito mais forte e consistente foi que a perda de sono reduziu o humor positivo”, disse a Dra.

“Descobrimos que a privação de sono aumentava a sensação de ansiedade”, disse Palmer por e-mail. “Ao vivenciar eventos emocionais, as pessoas são mais propensas a relatar comportamentos diferentes do que pessoas bem descansadas.

“Especificamente, eles sentiram menos excitação emocional, que é quando nosso corpo percebe a intensidade de certas emoções, e em geral as pessoas relataram sentir mais reações emocionais após a privação de sono”.

Adultos com mais de 18 anos precisam de pelo menos sete horas de sono sólido por noite para se manterem saudáveis. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Abaixo desse mínimo, os números podem ser altos: estudos os associaram à falta de sono Obesidade aumenta risco de doenças cardíacas E Demênciaassim como Transtornos de Humor.

Apesar dos perigos, Mais de 30% são adultos Obtenha um crédito diário de sono – quando você dorme menos do que seu corpo necessita – por mais de uma hora, 1 em cada 10 adultos perde duas ou mais horas de sono todas as noites. Estudo de 2022 detectou.

“Em todo o mundo, os indivíduos raramente dormem a quantidade recomendada de pelo menos cinco noites por semana”, disse Joe Bower, professor da Universidade de East Anglia em Norwich, Inglaterra, por e-mail. “Nosso trabalho mostra as possíveis consequências para a nossa saúde emocional num momento em que os problemas de saúde mental estão aumentando rapidamente”.

READ  Causa da morte de Carl Weathers revelada

Publicado na quinta-feira O Psychological Bulletin, um jornal da American Psychological Association, analisou dados de 154 estudos de mais de 5.000 pessoas ao longo de cinco décadas.

Nesses estudos, os investigadores perturbaram o sono dos participantes durante uma ou mais noites, fazendo com que acordassem (insónia), acordassem periodicamente (privação de sono) ou acordassem mais cedo do que o habitual (privação parcial de sono). Posteriormente, os participantes foram testados quanto à ansiedade, depressão, humor e resposta a estímulos emocionais.

“Em geral, a privação total de sono teve um impacto maior no humor e nas emoções em comparação com a perda parcial de sono ou o sono fragmentado”, disse Palmer. “Curiosamente, o efeito do sono no humor positivo persistiu depois Perda de sono a curto prazoAcordar uma ou duas horas mais tarde do que o normal ou depois de perder algumas horas de sono.”

Uma meta-análise “ampla e abrangente” enfatiza fortes ligações entre saúde mental e sono, disse o especialista em sono e pneumologista Dr. Raj Dasgupta disse. Professor de Medicina Clínica, Keck School of Medicine, University of Southern California. Ele não está envolvido em pesquisas.

“Talvez haja verdade por trás deste ditado: ‘Acordei do lado errado da cama‘”, disse Dasgupta por e-mail. “Os estudos incluídos na meta-análise descobriram que as pessoas com pouca quantidade e qualidade de sono sentiam-se mais stressadas, irritadas, tristes e mentalmente exaustas. Quando os indivíduos retomaram o sono normal, relataram melhorias dramáticas no humor.

O que é o sono que faz nosso corpo funcionar assim? As respostas estão no cérebro, disse Palmer.

“Sabemos por pesquisas anteriores que a perda de sono afeta os circuitos neurais envolvidos na experiência de recompensas ou experiências positivas, o que desempenha um papel”, disse ele. “Também vemos respostas intensificadas em áreas do cérebro envolvidas em experiências emocionais. …

“Ao mesmo tempo, as conexões entre os centros emocionais do nosso cérebro e o nosso córtex pré-frontal, que nos ajuda a controlar adequadamente as nossas reações emocionais, são enfraquecidas”.

Embora todos os tipos de privação de sono afetem o humor, o estudo descobriu que as reações às experiências emocionais foram mais negativas após a perda Sono de movimento rápido dos olhos (REM) Quando comparado a perder ondas lentas ou sono “profundo”.

quando Sono lentoO corpo remove substâncias potencialmente nocivas do cérebro – incluindo a proteína beta-amilóide, uma marca registrada da doença de Alzheimer.

“Ambos podem ser importantes, mas de maneiras diferentes”, disse Bower. “Por exemplo, trabalhos anteriores mostraram que o sono REM pode estar ligado ao processamento de memórias emocionais e, portanto, influenciar o humor através de processos cognitivos”.

No entanto, o sono de ondas lentas pode estar ligado aos centros de recompensa do cérebro, o que pode afetar as respostas a situações emocionais positivas, disse ele.

O sono profundo é considerado um dos melhores marcadores da qualidade do sono porque uma pessoa deve ter um sono relativamente ininterrupto para alcançá-lo. Como cada ciclo de sono dura aproximadamente 90 minutos, a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono ininterrupto para conseguir um sono reparador. CDC.

Impacto na ansiedade e depressão

A falta de sono também piora os sintomas Ansiedade e depressãoMesmo em pessoas sem problemas de saúde física ou mental conhecidos, de acordo com o estudo.

“Períodos prolongados de vigília causaram sintomas mais graves de depressão ou ansiedade”, disse Palmer. “A perda de sono pode afetar pessoas que já estão deprimidas ou que têm diferenças genéticas de risco para depressão. Por exemplo, alguns dos nossos trabalhos anteriores sugerem que pessoas que já estão ansiosas podem experimentar respostas exageradas à privação de sono”.

A dificuldade para dormir pode ser um dos primeiros sinais de desenvolvimento de um transtorno mental, disse Dasgupta.

“A privação crônica do sono pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver transtornos de humor, como depressão ou ansiedade”, disse ele. “A insônia pode ser um fator de risco ainda maior para a ansiedade. Os estudos incluídos na meta-análise mostram que os indivíduos com insônia têm maior probabilidade de desenvolver um transtorno de ansiedade e que a insônia é um preditor confiável de depressão.

A apneia obstrutiva do sono, na qual o corpo pode parar de respirar por 10 segundos ou mais de cada vez, também pode criar um sono fragmentado e caótico, disse Dasgupta. Este tipo de distúrbio do sono “ocorre frequentemente em pessoas com problemas de saúde mental e deve ser tratado”, disse ele.

Mais pesquisas são necessárias para determinar o impacto do sono insatisfatório em pessoas com transtornos psiquiátricos pré-existentes, Adolescentes e criançasMas cada pessoa deve ter o cuidado de priorizar o sono em suas vidas, disse Bower.

“Permitir-se um tempo para dormir é um passo importante no autocuidado, assim como comer bem e fazer exercícios”, disse Bower.” Também é importante que façamos mudanças sistêmicas que apoiem a capacidade dos indivíduos de ter um sono de boa qualidade. ”

“Isso inclui considerar políticas relacionadas aos horários de início das aulas, horários de trabalho, padrões de turnos e acesso a cuidados de saúde que apoiem o tratamento de problemas de sono”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *