O Príncipe Harry sofreu um hackeamento “extenso” de telefones, determina a Suprema Corte do Reino Unido

Hannah McKay/Reuters

O príncipe Harry voltou à Inglaterra em junho para comparecer ao tribunal.


Londres
CNN

O Duque de Sussex Ele recebeu £ 140.600 (US$ 179.000) na sexta-feira, depois que o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu que ele estava sujeito a um hackeamento telefônico “elaborado”. Jornais do Grupo Espelho (MGN) De 2006 a 2011.

O juiz Fancourt decidiu que 15 histórias publicadas pela MGN sobre o príncipe Harry usaram métodos ilegais de coleta de informações, incluindo hackeamento de mensagens de correio de voz e uso de investigadores particulares.

No total, 33 artigos foram submetidos para apreciação, mas o juiz decidiu que “o hacking telefónico não era a única ferramenta jornalística na altura, e as suas alegações relativas aos outros 18 artigos não foram analisadas cuidadosamente.

O duque de Sussex está a processar o grupo jornalístico britânico que publica o The Daily Mirror, o Sunday Mirror e o Sunday People, juntamente com três outras acusações alegando que os seus jornalistas interceptaram ilegalmente as suas mensagens de voz e usaram outros meios ilegais durante um período de cerca de 15 anos.

O príncipe Harry descreveu a vitória contra a MGN como “um grande dia para a verdade e a responsabilização” numa declaração lida pelo seu advogado David Sherborne fora do tribunal em Londres.

“O tribunal decidiu que atividades ilegais e criminosas foram realizadas de forma regular e generalizada durante mais de uma década em todos os três títulos de jornais do Grupo Mirror (The Mirror, The Sunday Mirror e The People)”, disse o 39º ano. – o velho King disse.

O príncipe Harry instou a Autoridade de Conduta Financeira, a Polícia Metropolitana e as autoridades judiciais a “cumprirem o seu dever para com o público britânico e investigarem as alegações feitas contra a empresa e aqueles que infringiram a lei”.

READ  Fontes: Boston College contratará Bill O'Brien como treinador principal

Ele apelou a uma “imprensa livre e honesta” na Grã-Bretanha e no mundo, dizendo que “qualquer outra coisa envenena o bem de uma indústria da qual todos dependemos”.

Ele acrescentou: “O julgamento de hoje é vindicativo e afirmativo. Disseram-me que matar dragões irá queimar você. Mas à luz do sucesso de hoje e da importância de fazer o que uma imprensa livre e honesta necessita – é um preço que vale a pena pagar. O trabalho continua.”

A equipe jurídica do príncipe disse que ele não pôde apresentar seu depoimento pessoalmente devido ao “curto prazo” dado pelo tribunal.

Num resumo da sua decisão, o juiz disse que a editora começou a utilizar a pirataria telefónica em 1996 e de 2006 a 2011 na MGN, “que ainda prevalecia naqueles anos”, mas o telefone de Prince foi “apenas parcialmente pirateado”.

Um porta-voz da MGN disse que a editora saudou a decisão, dizendo que ela “dá à empresa a clareza necessária para seguir em frente com o que aconteceu anos atrás”, informou a PA Media.

“Onde erros históricos foram cometidos, pedimos desculpas incondicionalmente e tomamos medidas
Foi dada total responsabilidade e devida compensação”, acrescentou o porta-voz.

Quando compareceu novamente ao tribunal em junho, o príncipe se tornou o primeiro membro sênior da família real britânica a testemunhar no banco das testemunhas em mais de 130 anos.

Receba nosso boletim informativo real gratuito

Assine o Royal News da CNNUm despacho semanal sobre a família real, o que faz em público e o que se passa atrás dos muros do palácio.

O advogado da MGN, Andrew Green, submeteu a família real a um interrogatório forense e detalhado, questionando-o sobre as especificidades das suas reivindicações, ocasionalmente incitando-o a recordar partes da sua declaração escrita ou a procurar provas.

Em junho, o Príncipe Harry contou em um tribunal sobre os problemas que a imprensa lhe causou durante sua juventude, dizendo que os artigos publicados pela MGN desempenharam um “papel destrutivo” em sua juventude.

Foi um dos vários casos movidos pelo Duque de Sussex contra grandes editores de jornais do Reino Unido, incluindo o News Group Newspapers (NGN) de Rupert Murdoch e o Daily Mail Publishers Associated Newspapers Ltd. A NGN publica o The Sun e foi usada para produzir o News of the World, que fechou sozinho em 2011. Esquema de hackeamento de telefone.

Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *